top of page

8 Dicas geniais para otimizar seu tempo


Com o advento das redes sociais e a necessidade de está em todo lugar a todo momento, parece que o tempo encolheu. Sentimos como se fosse necessário termos mais dias em nossas poucas horas e deixamos de realizar algo que gostaríamos de fazer.



Bem-vindo ao meu blog. Aqui você poderá conhecer um pouco mais do que estudo e analiso como forma para ampliar nossa caminhada. Cada passo dado com firmeza é uma garantia de sucesso em sua jornada.

Algumas horas do nosso dia sempre escoa um valioso tempo para realizarmos o que precisamos, pois colocamos nossos desejos acima de nossas necessidades.

Se observarmos alguns pontos em nosso dia a dia, poderemos ajustar o nosso tempo. A ponto de termos condições de orientar nossos prazeres e necessidades, de modo a controlar e adequar o que podemos fazer. Mas... comecemos a analisar o primeiro ponto: Tempo.


O que é o tempo?


Tratando-se de tempo enquanto horário, números, valores, podemos ter uma definição bem abrangente: "O tempo se concretiza na subjetividade de nossos pensamentos". Já que o tempo, em si, não existe, colocamos referências numéricas para que estruturemos nosso dia a dia e afazeres em determinadas frações do dia.


O tempo é relativo para cada pessoa, em cada momento, em cada instante. Isso vocês já devem ter ouvido falar: O que é "mais rápido"? Um minuto para se despedir de alguém que amamos ou um minuto segurando uma barra de ferro quente? Pois é, cada instante, cada momento e cada situação, fazer a sua perspectiva de tempo mudar.


Então, gerenciar o tempo está de acordo com sua necessidade e seu desejo. Muitas vezes colocamos, priorizamos, nossos prazeres. Procrastinando (ou, no popular: enrolando) aquilo que deveria ser feito. Seja por medo ou displicência.


Mas, como então equalizar esse tempo entre desejo e necessidade? Como posso ver/fazer o programa que gosto e estudar ao mesmo tempo? Ou sair para tomar uma cerveja, namorar e produzir o material que necessito para crescer nos meus objetivos? Então, vamos colocar algumas dicas:


1° Verificar o que você faz durante o dia


Muitas vezes não analisamos o que fazemos durante o dia. E parte do nosso tempo tem brechas para usarmos da melhor forma possível. Organizando nossos afazeres e desejos. Ex.: Se você gasta 50 min no ônibus (ida e volta, sendo muito bonzinho com o trânsito), seja para o trabalho, faculdade ou escola, perceba que em uma semana você tem 250 min "disponíveis", isso corresponde um pouco mais que 4h/semana. Ora! Já é possível fazer uma leitura de algum texto da faculdade/escola, ou escutar um áudio/podcast de aula sobre línguas e assim vai. Comece a usar esse tempo do trânsito para ouvir algo ao invés de música. Não precisa ser sempre, mas já tentou colocar uns podcast para lhe acompanhar na viagem? Pois é, algumas horas do nosso dia sempre escoa um valioso tempo para realizarmos o que precisamos, pois colocamos nossos desejos acima de nossas necessidades.


2° Observar o tempo de sono


O tempo de sono é fundamental para um dia adequado. Mas vamos verificar: em uma dia há 24h, se você conseguir dormir 8h por dia, você tem 16h restante. Dessas 16h, caso trabalhe, você tem 8h de trabalho, 1h de almoço. No total: 9h do seu dia está em função do seu ofício. Juntando com o tempo de deslocamento mencionado acima, totaliza aproximadamente 10h. Restando 6h do seu dia para o que deseja ou necessita além do trabalho. Desse modo, se você necessita de mais tempo em seu dia, regule o sono para menos, de maneira saldável. Pois é possível dormir menos mantendo a saúde. Quem sabe esse tempo extra que era de sono possa ser usado em uma caminhada, academia ou leitura, antes mesmo de dormir.


3° Mantenha uma rotina


O tempo é um treinamento constante do que devemos organizar em nosso dia a dia. Em um determinado momento que é possível está realizando atividades rotineiras de maneira mais prática. Seja o café da manhã ou a roupa que irá usar para o trabalho/escola/faculdade.


4° Organização do que vai precisar


A falta de organização é um dos maiores vilões do tempo: Guarde as meias em bolinhos, de modo que você não tenha que procurar o outro par. Coloque as roupas íntimas em uma gaveta separada das demais roupas, ou coloque em uma caixa organizadora. Se vai sair cedo, escolha a roupa antes de dormir e coloque de modo fácil. Tenha, se possível, duas toalhas para que uma esteja sempre enxuta e próxima ao banheiro. Engraxe o sapato antes. Separe o material que irá levar antes de dormir. Evite deixar algo para a última hora, mas caso deixe, procure ficar calma(o) para pensar melhor no que deve ser feito.


5° Organizar ações conjuntas


Imagine a cena: Você acorda e precisa tomar banho. Em seguida, deseja tomar um café quentinho e gostoso. Partindo do pressuposto que mora sozinha(o), você pode fazer da seguinte maneira: ao acordar, vá direto na cozinha, coloca ovos para cozinhar (são até mais saldáveis) e liga a cafeteira (o melhor é que seja uma elétrica.) e aí vai se banhar. Os ovos demoram 15 min para cozinhar e o café, nesse tempo, já estará pronto, aquecido, no ponto. Com isso, é possível tomar seu banho (preferência de 5 minutos), escovar os cabelos (procurar escovar em 5 minutos no máximo (observar que o secador gasta 1/3 do que o chuveiro elétrico gasta durante 5 min ligado) e segue para trocar de roupa.


Isso pode ser aplicado ao lavar a louça e fazer o jantar: preparar parte do jantar que leva tempo, enquanto lava a louça. Ex.: coloca o arroz e as batatinhas para cozinhar, isso vai demandar tempo, então, o tempo de cozimento já dá pra adiantar parte ou toda a louça. Ou seja, buscar algo que possa ser em conjunto.


6° Negocie o que mais gosta de fazer com o que precisa fazer


É muito importante colocar os pontos nos devidos "is" da vida. Queremos e desejamos muita coisa, mas necessitamos realizar outras. Então, é necessário verificar em seu tempo o que é possível fazer e o que deseja, negociando quais horários são mais adequados para abrir mão. Ex.: precisa estudar para o Enem, e pela noite você gostaria de ver sua novela ou seriado. Então, organize seus estudos pela manhã/tarde. Ou, precisa fazer academia pela manhã, então negociar o horário para que estude pela tarde/noite. Se só lhe resta um turno para fazer algo, verifique, nesse turno, qual o tempo que é possível negociar. De modo que consiga fazer as duas coisas.


7° Fracionar o tempo em 45 min


Muitas vezes destinamos em horas o que vamos fazer. Aprenda a fracionar o que irá executar em minutos, mais precisamente em 45min. Perceba que, se você quiser dedicar uma leitura noturna, você irá organizar para que seja feita em 45min antes de dormir. Ou, 45 min de treino, 45 min de estudo de uma nova língua, 45 min de brincadeira com o filho(a), 45 min de redes sociais e assim por diante.


8° Organize o tempo em dias alternados.


Quando vamos organizar o nosso tempo, muitas vezes pensamos em um clico ou uma linha temporal ininterrupta. É possível imaginar como vários ciclos. Ou, de forma elíptica, associar os afazeres em tempos diferentes. Ex.: nas segundas e quartas, estudar línguas, terças e quintas, assistir a série que deseja, sextas e sábados, eventos sociais (sair, visitar amigos) e domingo: dia para escolher e conhecer algo diferente. Use a imaginação.


Mantenha o ritmo


Minha cara leitora, meu caro leitor, "Temos todo tempo do mundo", como já dizia Renato Russo. O mais importante é conhecer a si mesmo, saber de suas potencialidades e limitações. Para que toda negociação do seu tempo seja mantida. Converse com seus familiares, observe os acordos, procure não desviar sua atenção. Isso vai lhe agilizar e manter o seu tempo mais controlado. De modo que achará tempo para mais prazeres em sua vida.


Compreendo que cada ação sobre o uso do tempo varia de acordo com o dia a dia de cada um de vocês. O que há em comum é a maneira como pode arrumar os meios e as estratégias para alcançar o que deseja e o modo de fazer para organizar tudo isso.


Eu tenho família, trabalho os dois expedientes em lugares diferentes, estudo a noite, realizo consultorias, mentorias e administro sites e redes sociais. Além de tudo isso me dedico a colocar meus pensamentos aqui para que possam ser fontes de inspiração para vocês. Tudo isso buscando gerenciar o tempo que tenho de maneira a viver cada segundo da minha vida da melhor maneira possível. Pois amo o que faço e como eu faço.






Comments


bottom of page